quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto MPB nas Escolas

Projeto MPB nas escolas leva música às salas de aula do Rio


 Reduzir Normal Aumentar Imprimir Cartola, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Chico Buarque. Nomes inesquecíveis no cenário da música popular brasileira, estes artistas agora também farão parte do cotidiano escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

O projeto MPB nas Escolas, parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e do Instituto Ricardo Cravo Albim pretende mostrar aos estudantes como os compositores da música brasileira influenciaram na formação da identidade cultural dos brasileiros. O programa atende à Lei 11.769, que prevê o ensino de música na educação básica a partir de 2011.

De acordo com a secretária de educação, Tereza Porto, o programa pretende enriquecer a cultura musical dos alunos e relacionar o que é dito nas letras com conteúdos de disciplinas como história, língua portuguesa e literatura. Para o incremento das aulas, as escolas já receberam um kit com seis DVDs, seis livretos e seis cartazes.
O material de apoio foi especialmente desenvolvido pelo Instituto Ricardo Cravo Albin para estimular o processo pedagógico por meio do estudo da música. No momento, a Secretaria de Educação está capacitando 1.207 docentes para o uso do material. A oficina segue até o dia 26 deste mês, nas próprias escolas.
As escolas que vão receber o ensino da música nesse primeiro momento são as 16 unidades da rede que tem Ensino Médio Inovador. Cada um dos colégios receberá um kit com seis DVDs, cartazes e livretos. Nesta primeira fase, 6.500 jovens serão beneficiados.

Fonte: SEEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário