segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Por Carolina Nunes


Escolas já estão formando os times e fazendo as inscrições para a olimpíada de games

O interior do estado já começou a se preparar para as Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), um dos eventos mais divertidos e educativos da rede. A Secretaria de Estado de Educação promove, até a próxima semana, apresentações criativas nas escolas, com animadores culturais e jogos, nas quais professores e alunos interagem. Nova Friburgo, Cordeiro, Miracema e Itaperuna foram as cidades contempladas até agora. A ideia é incentivar as instituições a inscreverem um grande número de equipes nas Olimpíadas.

Na última segunda-feira, dia 16 de agosto, a Seeduc visitou o Colégio Estadual Antônio Pecly, de Cordeiro, e a animação tomou conta do ginásio da escola. De acordo com a orientadora tecnológica Rita de Cássia Leite Barros, o incentivo é fundamental. “O projeto é excelente porque além de adquirir conhecimento, os alunos vão procurar mais o professor para esclarecer dúvidas. É a educação como deveria acontecer e não mais no sentido inverso. Sem falar que eles terão mais contato com a tecnologia”, destacou.

A professora Gislaine Soares Machado, que leciona matemática e ciências, será uma das responsáveis em auxiliar os alunos nas tarefas. “Hoje em dia, os estudantes estão muito interessados em tudo que vem da Internet. Se pudermos utilizar esta plataforma como ferramenta de ensino, é, sem dúvida, muito bom para eles. Estou feliz em poder ajudar”, afirmou Gislaine, que participou das brincadeiras promovidas pelos animadores culturais.
A diretora da escola, Rúbia Farinha Silva, ajudou a organizar as equipes e disse que os alunos estão muito agitados e ansiosos para participar da OJE. “Acho muito importante que o interior também possa participar deste projeto. Temos ótimos alunos aqui e vamos investir na preparação deles. A repercussão que um evento como esse tem aqui na escola é ótima. Com certeza teremos muitos jovens inscritos”, prevê a diretora.

Inscrições abertas!


As inscrições estão abertas até o mês de setembro e a edição 2010 da OJE vai mobilizar cerca de um milhão de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio. O projeto tem como objetivo aprimorar os processos de ensino-aprendizagem na escola, levando o universo dos jogos digitais para a sala de aula de uma forma saudável e lúdica.

Maria Isabella Vieira Luz, de 13 anos, já está inscrita nas olimpíadas. “Eu e mais quatro amigas do 8º ano formamos uma equipe. Tem muita gente se inscrevendo sem força de vontade, mas nós vamos levar este campeonato a sério, entramos para ganhar!”.

Dinâmica do jogo

Cada colégio escolhe uma equipe, guiada por um professor responsável. A competição se dá por jogos online, tematizados a partir de conhecimentos escolares. No Imuno, por exemplo, um dos mini-jogos do projeto, o estudante pilota uma nave dentro do corpo humano, onde ele precisa combater agentes nocivos ao organismo, como vírus e bactérias. Dentro dessa perspectiva de diversão, vários temas são trabalhados, como meio ambiente, raciocínio lógico, vocabulário, história, entre outros.

A Secretária de estado de Educação do Rio, Tereza Porto, é uma das incentivadoras do projeto. “Nosso objetivo é tornar o ensino regular mais atrativo, usando a tecnologia como ferramenta pedagógica. Com os games, podemos trabalhar todas as disciplinas da grade curricular de maneira moderna e mais interessante aos olhos dos nossos jovens”, avaliou.

Ao final da competição, os grupos mais bem colocados participarão de semifinais presenciais na sua região. A grande final será realizada em dezembro com a participação de alunos e professores que obtiveram os melhores resultados nos jogos e enigmas. O evento final, marcado para o dia 2 de dezembro, deverá reunir cerca de dez mil pessoas numa grande arena.

As inscrições podem ser feitas no site: OJE nas escolas- Inscrições

Fonte: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/nas_escolas_OJE.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário