No dia 21 de setembro foi realizada uma eleição no Ciep Gelson Freitas. A eleição para o nome do jornal ambiental que faz parte do projeto da Agenda 21. A eleição contou com a participação do corpo docente, durante a eleição houve plantio de mudas de árvores e plantas medicinais comemorando o dia da árvore. Os nomes apresentados pelos alunos para o nome do jornal eram; Recicle, Expresso Verde, e Terra.
O vencedor foi “TERRA”. Durante a eleição foi feita um festival de cachorro-quente. Assim no dia 21 de setembro dia da árvore nasce o JAT – Jornal Ambiental Terra. (leia a continuação na pág. 3 )
Nossas colunas:
A Terra pede socorro
Reciclando Idéias
Enquete
Acontecerá no CIEP 111
ELEIÇÃO E PROJETO AGENDA 21 NO CIEP 111 - GELSON FREITAS
A eleição fez parte do Projeto Agenda 21 proposto pela Secretaria Estadual de Eduação, que estabeleceu diversas atividades de conscientização a serem realizadas com os alunos da escolas estaduais.
Durante o projeto foi discutido com os alunos do oitavo e nono anos, questões referentes ao aquecimento global, o que é a Agenda 21 a APA ( área de preservação ambiental) do município de Mesquita.
A professora de Geografia, Vanessa orientou a montagem do jornal, no tema, bacias hidrográficas. Os alunos tiveram também, a orientação da professora de português Solange Cerqueira, da professora de história Rita Menezes e de Gabriela Fialho e Dariene, professoras de Ciências e de de Artes.
CONHECENDO UM POUCO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE MESQUITA
A escola promoveu uma visita guiada pela professora de história Rita Menezes, com alguns alunos ao rio Sarapuí. Já no local, foi possível perceber a poluição do rio e comportamento de moradores próximos a margem. Naquele momento, o que chamou a atenção dos alunos foi a quantidade exagerada de lixo jogados nas margens do rio, o evidente assoreamento do local e os problemas ambientais relacionados a tal cenário.
Os alunos fotografaram o local, conversaram com os moradores e trouxeram diversas discussões pertinentes ao tema para o ambiente escolar. De acordo com a aluna Ariane, turma 701, “foi um dia muito legal, onde pudemos ver de perto o que os professores falam na sala de aula”.
EDITORIAL
Nesta edição inaugural, não se pode deixar de registrar os passos que possibilitaram a criação do JAT (Jornal Ambiental Terra) que foi o marco inicial da busca da cidadania do grupo escolar, bem como de toda uma coletividade. Assim externamos a emoção que tivemos na construção deste projeto.
A participação do corpo discente foi decisiva para a viabilidade do processo e assim, como todo projeto de cidadania é democrático, ressaltam-se também as ações da comunidade local e, tudo isso constituiu uma primeira iniciativa, ou seja, uma semente que germinará, no âmbito da educação ambiental.
É importante salientar que o processo foi muito benéfico, também na questão da auto - estima da comunidade mesquitense, uma vez que houve, por exemplo a descoberta (por parte do cidadão) das questões ambientais do município de Mesquita, tais como, a bacia hidrográfica do lugar, a existência da APA (Área de Proteção Ambiental), bem como houve a detecção dos problemas ambientais e suas possíveis soluções. Haja vista que tudo isso soava, muitas vezes, como algo abstrato, pois não basta que o cidadão seja “bombardeado” com informações a respeito da ecologia, é preciso também que ele some a teoria apreendida ao seu agir, à sua rotina de vida, porque só assim ocorrerá uma efetiva conscientização.
Solange Cerqueira – Prof ª de Língua Portuguesa
A Terra pede socorro
PROTUÁRIO MEDICO
NOME DO PACIENTE : TERRA
IDADE: aproximadamente 4,5 bilhões de anos
SINTOMAS: Mudanças climáticas, catástrofes ambientais, exôdo ambiental, extinções, aumento do nível do mar, aumento de temperatura, etc.
DIAGNÓSTICOS: Aquecimento Global, poluição atmosférica, poluição do solo, erosão e assoreamento dos rios, contaminação do lençol freático, etc.
PRESCRIÇÃO MEDICA: Plantio de mudas, despoluição dos rios, diminuição de emissão de CO2, investimento em reciclagem, diminuição de emissão dos resíduos sólidos, diminuição do consumo de materiais sintéticos, consumo consciente, educação ambiental.
POSOLOGIA: Tomas todas as medidas acima em tempo integral, sem interrupções que ultrapassem 24 hs.
REAÇÃO ADVERSAS: Não existem riscos descritos na literatura. Casos de superdosagem serão bem recebidos.
Obs.: Tratamento deve ser seguido corretamente, caso contrário teremos o fim de nosso planeta!!!
Por Erick - Turma 901
Enquete Tempo de decomposição de alguns materiais
1- Jornais: 3- Pontas de cigarro: 5 – Chicletes:
a)2 a 3 anos a)2 anos a) 1 ano
b)2 a 6 anos b)1 ano b) 5 anos
c)2 a 3 meses c)1 semana c) 3 anos
d)1 a 2 anos d)1 mês d) 4 anos
2- Cascas de Frutas 4 – Latas de Alumínio: 6 – Pilhas:
a)3 dias a)10 a 20 anos a)100 a 500 anos
b)3 anos b)40 a 50 anos b)50 a 100 anos
c)1 mês c)100 a 500 anos c)30 a 40 anos
2 d)3 meses d)30 a 35 anos d)60 a 80 anos *respostas na próxima edição.
center>
click to create your own
click to create your own
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei da edição do Jornal Mural de vocês. Parabéns pelo blog e pelo projeto da Agenda 21, estamos realizando no nosso Colégio também: http://yonne-elo21.blogspot.com/
ResponderExcluirSe der visite!